Para quem busca crescimento e realização pessoal, o coaching pode ser uma excelente escolha. São diversos os segmentos e possibilidades de atuação, que se bem trabalhados poderão trazer excelentes resultados, tanto financeiros quanto de evolução na carreira.
Mas como ser um profissional de coaching?
Para entrar no mercado e conquistar uma posição de referência, há um trabalho árduo pela frente. Mas não impossível de ser conquistado. Com capacitação, foco, empenho, proatividade, motivação, planejamento estratégico e um bom relacionamento interpessoal, você pode, sim, chegar lá.
Confira, abaixo, quais são as principais competências que fazem de um coach um exemplo e um verdadeiro guia para seu coachee.
Como ser um coach de sucesso?
5 dicas essenciais para você se destacar e conquistar a posição que tanto almeja
1. Encontre um propósito
Tem paixão, talento, conhecimento e vocação para uma área específica? Aí está uma grande oportunidade de se encontrar e realizar um trabalho grandioso ajudando as pessoas a alcançarem seus objetivos.
No coaching você pode optar entre dois nichos, o pessoal ou o profissional. O primeiro deles, também conhecido como “Life coaching”, envolve questões como autoconhecimento, bem-estar, busca de propósito e equilíbrio emocional.
O segundo, também chamado de "coaching executivo", está relacionado a assuntos como escolhas de carreira, desempenho, habilidades de liderança ou outras soft skills, relações com chefes e colegas, dentre outros.
Para começar nesse mundo, você deve fazer uma autoanálise para entender quais são as suas afinidades, além de buscar a área que mais se encaixa com os seus interesses e formação. Se sempre atuou com negócios, por exemplo, um bom caminho é o coaching profissional.
Lembrando que independentemente do setor, você deverá seguir as mesmas técnicas e procedimentos utilizados pelos demais profissionais de coaching, respeitando etapas, processos e motivando seus clientes rumo às suas próprias evoluções.
2. Especialize-se
Ninguém nasce sabendo de tudo, não é mesmo? Com o coaching é a mesma coisa. Se você pretende se tornar um profissional bem visto no mercado e garantir o melhor resultado aos seus clientes, ter uma formação é essencial.
É por meio dela que você conhece todos os passos e estratégias para realizar suas sessões de forma que sejam significativas e atinjam retornos verdadeiros.
Atualmente, há diversos cursos disponíveis no mercado. Faça uma busca aprofundada e entre em contato com outros profissionais para saber qual é o melhor caminho para se qualificar.
Uma boa dica é procurar escolas certificadas pela ICF (International Coaching Federation) Isso significa que a escola já cumpre os critérios reconhecidos mundialmente. E cuidado com cursos de curta duração: o coaching é algo sério e leva-se tempo para desenvolver a habilidade para acompanhar as pessoas em seus processos de aprendizado.
3. Explore as facilidades da tecnologia
Todo profissional de coaching deve ficar atento aos movimentos do mercado e se adaptar às suas mudanças. Esteja sempre em busca de novas oportunidades e não tenha receio de usar também os meios tecnológicos para realizar um bom trabalho.
Já existem diversos profissionais fazendo suas sessões por meio da internet e das videoconferências, por exemplo.
4. Nunca pare de aprender
Para ajudar seu coachee em todos os seus desafios e dificuldades, você deve estar sempre à frente, conhecendo o mercado, os comportamentos e as melhores estratégias para lidar com determinadas situações.
Por isso, sempre que possível, busque especializações e aprimore suas habilidades. Lembre-se que você é um exemplo para seus clientes e deve se portar como tal.
Um bom coach segue uma busca contínua por autoconhecimento e aprendizado.
5. Use o networking a seu favor
Para trabalhar com pessoas, é essencial manter um bom relacionamento com elas. Os coaches são vistos como guias por seus coachees. Por isso, torne-se um parceiro para seus clientes e seja um aliado para todos os passos do seu desenvolvimento.
Com comprometimento, respeito, empenho e transparência, sua reputação só tem a crescer e as chances de ser indicado pelo seu cliente para novos interessados também aumentam.
Além disso, uma excelente forma de ampliar o seu público e o seu lucro é firmando parcerias. Procure manter bons relacionamentos com outros profissionais e encontre empresas dispostas a auxiliá-lo no seu crescimento, como é o caso da Gestaum Lab, que facilita a conexão entre coaches e coachees.
Seguindo todos esses passos, com certeza, você estará na frente de outros profissionais.
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