O que é um Líder Coach?

O líder coach é um estilo de gestão de equipes que cresce cada vez mais no mercado. Conheça os benefícios que essa estratégia pode trazer para a sua empresa.

Líder coach

O coaching é uma palavra derivada do “coach” que, por sua vez, significa “treinador”. Ele consiste em um método que utiliza técnicas e ferramentas que abordam conhecimento humano e, no caso do líder coach mais especificamente, de liderança.

A união desses dois conhecimentos serão a base perfeita para capacitar um líder que irá realizar a gestão, contribuindo para o crescimento da empresa e da equipe, além de torná-lo motivador e inspirador para novos líderes.

O certo é que líder coach significa utilizar o coaching como ferramenta de gestão para que possa ter um time de grande performance, valorizando cada característica individual dos colaboradores da sua equipe, potencializando habilidades e acelerando os resultados da empresa.

Mas afinal, o que é liderança?

Liderança é a capacidade que um indivíduo possui de conduzir uma equipe de pessoas, transformando-as em um grupo unido que busca alcançar determinados objetivos.

Existem muitos tipos de liderança, cada um contendo características específicas que geram impactos determinantes para o crescimento de seus liderados e da empresa.

Um cargo de liderança exige habilidades técnicas, inteligência e controle emocional para ser capaz de desenvolver sua função e atender às expectativas pessoais e da organização para qual trabalha.

Quais as características de um líder ideal?

Ao escolher um líder para estar na gestão de uma equipe, é necessário observar algumas características para que o desempenho seja pautado na integridade e ética profissionais.

O líder precisará:

  • saber expressar-se de forma objetiva e clara, para que todos os liderados compreendam as informações repassadas e possam agir imediatamente a favor do que for solicitado;
  • possuir uma boa relação com a sua equipe, tratando todos com respeito e educação constantemente;
  • conhecer os membros do seu time, quais são as habilidades de cada um de forma específica, ajudando-os a aprimorar os pontos fracos;
  • contribuir para que todos tenham um vínculo de coleguismo e amizade, fortalecendo os laços profissionais para o bem da organização;
  • ser visionário para poder tomar atitudes decisivas em situações desafiadoras; e
  • buscar conhecimento constante;

O cargo de líder em uma empresa precisa ser ocupado por alguém que respeite e entenda a importância do profissionalismo, mas não esqueça da humanidade por trás de cada colaborador, servindo de incentivador e inspiração para seus liderados.

Diferença entre líder e líder coach

A maior diferença entre um líder e líder coach consiste na ferramenta utilizada para liderar.

O conceito de líder coach é um líder que usa metodologias que incentivam novos comportamentos, desenvolvem habilidades dos liderados e despertam desejo de aprimoramento contínuo para a equipe, sendo capaz de acelerar resultados com o emprego dessa estratégia.

Ele tem sua visão muito além da procura incessante por resultados, pois deseja alcançar as metas e objetivos, sim, mas também liderar através de técnicas que buscam o autoconhecimento e aprimoramento de habilidades dos membros da equipe, utilizando a capacidade máxima de competência de cada um da forma mais natural possível.

Um líder pode alcançar o poder da liderança por mérito, experiência ou vocação, mas um líder coach é seguro da sua capacidade porque possui conhecimento de métodos que o deixaram preparado para lidar com qualquer situação junto à sua equipe.

As principais características de um líder coach são:

  • agilidade mental e cognitiva;
  • pensamento estratégico;
  • habilidade em classificar o que é mais importante entre alternativas;
  • tomar decisões em ambientes de ambiguidade, incertezas e pressão;
  • habilidades organizacionais e pessoais de comunicação;
  • delegar com eficácia;
  • identificar, atrair, desenvolver e reter pessoas talentosas; e
  • aprender com todas as experiências.

Como um líder coach pode transformar a liderança?

Um líder capaz de se tornar líder coach terá em sua filosofia de liderança a motivação da sua equipe através da comunicação transparente, transformando o jeito de liderar de forma afetiva, por meio de suas ações.

E isso significa incentivar, dar espaço para que todos apresentem suas ideias e opiniões, inspirar seus liderados e executar ações para fomentar o aprendizado e desenvolvimento da equipe, garantindo também a formação de sucessores.

Ele fará o que for possível para ser ativamente participante de todos os processos dos projetos da sua equipe, fortalecendo os laços de confiança e respeito entre líderes e colaboradores. A ideia é despertar o espírito de liderança em todos os membros da equipe.

Para colocar isso numa forma mais fácil de visualizar, você não considera importante que todos os membros da equipe entendam de comunicação, controle emocional, capacidade de tomar decisões rapidamente, empatia, realização de estratégias e capacidade de dar feedback de forma efetiva?

É por isso que essas são algumas características de um líder coach, que possui o que chamamos de alta performance de líder.

O seu principal objetivo é fazer com que a empresa e seus colaboradores alcancem o sucesso em conjunto, o que pode ser feito através de treinamentos corporativos.

Em resumo, o líder coach é preparado para fortalecer a qualidade nas relações interpessoais, comunicação e sempre encontra possibilidades de evolução não somente para si, mas também para seus liderados.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário