Se, por um instante, pararmos para pensar, desde pequenas algumas pessoas já apresentam um comportamento de liderança. Demonstram através de atitudes que querem e podem comandar controlando situações, isso em casa entre irmãos, na escola com os amigos e durante as brincadeiras infantis.
Outros preferem manter o seu lugar mais reservado, vêem a liderança como um desafio e, mesmo que ela chegue até eles de forma involuntária, não sabem exatamente o que fazer em determinados episódios.
Isso não quer dizer que eles não servem para o cargo, apenas precisam ser estimulados, treinados e motivados a encontrar o líder dentro de si.
Nascer com a virtude de liderança com certeza deve ser algo bom, mas, para os que almejam o cargo em alguma empresa e pensaram não ter esse dom, já podem voltar a pensar nas possibilidades, pois através do coaching de liderança será possível ser o líder ideal de qualquer organização.
Conceito de coaching de liderança
O que se chama de coaching de liderança são, na verdade, técnicas e ferramentas que podem proporcionar o desenvolvimento humano, aprimorando habilidades e capacidades do líder para que ele possa fazer o mesmo com os seus liderados.
Também possui o intuito de eliminar qualquer barreira que impeça o alcance de seus objetivos. É um procedimento que alinha o foco e os valores, influenciando positivamente o desempenho nos negócios.
O que diferencia a liderança do coaching é que a liderança é, de fato, o exercício de conduzir um grupo, fazendo dele uma equipe que gera resultados para uma empresa.
Já o coaching é uma metodologia que utiliza de ferramentas para ajudar no desenvolvimento de habilidades e competências na vida do profissional. O coaching e a liderança se complementam para formar o líder ideal.
Quais são os benefícios do coaching?
Através de técnicas e ferramentas de desenvolvimento humano, o coaching irá permitir que o líder tenha conhecimento para moldar as habilidades da sua sua equipe. O método transformará o líder da sua empresa em um profissional que inspira e motiva os demais, pois conduzirá o ambiente de trabalho de forma positiva, segura e confiável.
Outro ponto é que, entre as ferramentas usadas no coaching, podemos citar:
- planejamento estratégico;
- definição de metas;
- administração de tempo;
- delimitação de planos de ação; e
- foco.
Além dessas, há muitos outros tipos de competências que irão auxiliar no aceleramento de objetivos com resultados satisfatórios.
Resumidamente, o coaching é um aliado do líder, que é quem será responsável em aplicar todas as lições nas equipes e na empresa, criando condições para que os liderados se desenvolvam através do aprendizado constante e tragam melhorias contínuas para o negócio ser cada vez mais potente no mercado.
Ou seja, a ferramenta permitirá a eficaz motivação e gestão das equipes, pois antes mesmo de tudo isso e para chegar nesses objetivos, o coaching possibilitará o exercício da liderança.
Em outras palavras: um líder pode nascer a partir da ferramenta.
Deixe seu comentário