Mentoria Empresarial: como funciona um programa de mentoring

A mentoria empresarial atua como auxiliar em grandes momentos na vida profissional de um empreendedor. Confira o que é, como funciona e quais benefícios ela pode trazer.

Mentoria empresarial

No momento em que uma empresa é criada, inicia-se o processo de desenvolvimento com o objetivo de obter o sucesso nos negócios, porém, o administrador pode ter grandes desafios para enfrentar no meio desse trajeto.

Empreendedores precisam lidar constantemente com decisões difíceis, situações que exigem experiência e, muitas vezes, soluções que demandam respostas imediatas. Tudo parece muito complicado, mas existe uma forma de aliviar toda essa pressão.

Hoje, no mercado empresarial, existe uma grande busca por orientação de mentores. Eles agem como conselheiros profissionais, que auxiliam nas decisões e muito podem agregar ao empresário, através de suas habilidades e experiência próprias.

A mentoria empresarial ainda não é tão popular quanto deveria entre os administradores, mas o seu crescimento é notável.

Por isso, vamos esclarecer o que é, como funciona e quais são os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa.

O que é mentoria empresarial?

A mentoria empresarial ou mentoring empresarial, como também é chamada essa técnica, é o processo de receber o auxílio de alguém com experiência profissional na área em que se percebe e necessita de orientação.

Um mentor é capaz de analisar e aconselhar outros empresários através da observação de pontos positivos e negativos do negócio.

Um mentor é também um empresário ou gestor experiente e atua como uma espécie de padrinho, que proporciona assistência ao mentorado, compartilhando os seus conhecimentos e experiências, através da provocação de reflexões para que o mentorado possa encontrar um melhor caminho e resolver seus desafios.

Como funciona a mentoria empresarial

A mentoria empresarial é um processo personalizado e tem a duração que o mentorado acredita necessitar para ser capaz de tomar as decisões com maior autonomia.

A função do mentor é oferecer suporte e encorajar as habilidades do empresário mentorado, através de uma base estabelecida pela própria vivência.

Uma mentoria pode ser empregada ao ser criada uma nova empresa, logo no seu início ou mesmo durante uma alteração ou dificuldade na empresa.

O método é eficiente principalmente porque o mentor possui conhecimento na área em que irá atuar.

Quais as vantagens da mentoria empresarial

Um programa de mentoria empresarial é capaz de oferecer suporte tanto durante as ações quanto nas consequências de uma decisão do líder, ajudando-o a evoluir profissionalmente e também de forma pessoal.

A observação de um mentor experiente abrirá os olhos do mentorado para procedimentos através de outros ângulos, possibilitando novas ideias e perspectivas e evitando erros por falta de vivência.

Uma outra vantagem é que o mentor também pode colocar o mentorado em contato com diferentes empresários atuantes no mercado, levando o negócio a um alcance maior, através do networking.

De forma direta, o mentoring empresarial é a chance de renovar as energias da empresa ao desenvolver o talento e o crescimento do empreendedor.

Como conseguir um mentor empresarial?

Encontros presenciais costumam reunir pessoas que possuem interesses em comum e, por isso, comparecer a eventos, como cursos e workshops, é uma ótima maneira de criar novas relações e estar em constante troca de experiências com esse tipo de profissional especializado.

Quando nesses eventos, troque cartões, faça networking e entre em contato até encontrar o mentor que você entender que pode solucionar o seu desafio, junto com você.

Existem também algumas empresas especializadas em indicar mentores profissionais adequados para cada necessidade.

Na internet, algumas plataformas disponibilizam esse tipo de serviço, mas fique atento para não ser enganado. Procure conversar e pesquisar para ter certeza e segurança no trabalho que será realizado.

Antes de fechar uma mentoria, converse a fundo com o mentor escolhido para certificar o seu passado profissional e sua trajetória e opte por alguém que tenha vivido uma experiência similar à sua, podendo, assim, compartilhar um caminho o mais perto possível do que você também deseja seguir.

Lembre-se que o mentor e o mentorado não devem possuir vínculos empregatícios, ok? A principal função da mentoria empresarial é contribuir com o crescimento do mentorado, por meio de experiências compartilhadas.

Os conselhos do mentor são pautados com conhecimento voltado de forma específica para um objetivo, de forma que esse tratamento personalizado irá ser útil para você e para a evolução dos negócios.

Precisa de ajuda para encontrar um mentor? A plataforma Gestaum Lab pode auxiliar você.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário