7 tipos de Competências Profissionais mais procuradas

As competências profissionais “curingas” são as qualidades que definem os bons colaboradores. Conheça as mais procuradas atualmente pelo mercado.

Competências profissionais

As competências profissionais são as habilidades, aptidões e capacidades dos colaboradores para resolver problemas, criar produtos e soluções para aumentar a lucratividade.

Colaboradores que apresentam determinadas competências, as que conheceremos neste artigo, ganham mais destaque no mercado, pois são consideradas fundamentais para os desafios diários das empresas que querem destaque.

O que é competência profissional?

O conceito de competência engloba conhecimentos adquiridos durante a vida acadêmica e profissional do colaborador, além de toda a aprendizagem conquistada ao longo do tempo, como cursos livres e experiências.

Competências são as qualidades que tornam o colaborador apto a desenvolver o trabalho e administrar com eficiência as situações vividas dentro do âmbito profissional.

Por fim, podemos afirmar que competências são qualidades, habilidades e ações que os colaboradores, gestores e líderes devem possuir para auxiliar a empresa a ganhar espaço no mundo dos negócios.

Qualidades e competências profissionais

As competências são habilidades importantes para o desenvolvimento do desempenho do profissional e, e em sua maioria, podem ser trabalhadas e aprimoradas.

E elas vão além das aptidões consideradas “obrigatórias” e mais técnicas, o que se chama de hard skills, ou seja, um administrador comumente necessitar ser formado em administração para conseguir um emprego na área.

Soma-se a essas habilidades as atualmente conhecidas soft skills, ou seja, o conjunto de aptidões sociais, humanas e de personalidade, por exemplo.

Veja alguns exemplos:

  • saber ouvir;
  • comprometimento;
  • saber trabalhar em equipe;
  • flexibilidade;
  • bom-humor; e
  • saber se relacionar.

Ou seja, essas são as habilidades mais procuradas pelo mercado de trabalho, uma vez que outras podem ser treinadas.

7 competências profissionais mais procuradas pelo mercado de trabalho

1.  Comunicação eficiente

O funcionário que se comunica clara e objetivamente faz com que o seu trabalho consiga passar a mensagem certa e eficaz, o que, consequentemente, traz bons resultados para a empresa.

Por isso a importância em contratar pessoas que saibam transmitir com eficiência suas ideias, sejam elas sugestões, críticas ou mesmo novas ideias e projetos.

O bom diálogo resulta em outros aspectos: não somente quanto ao financeiro e à produtividade, mas reflete diretamente no ambiente de trabalho em geral.

2.  Persuasão

A persuasão complementa a habilidade da comunicação eficiente, pois, ao se comunicar diretamente com o cliente, o colaborador deve conseguir convencê-lo a adquirir o produto.

Líderes também precisam convencer equipes e essas os seus fornecedores. Tal aptidão auxilia o profissional a alcançar tanto metas e objetivos profissionais, como gera resultados visíveis e mensuráveis, pois sabe onde a empresa quer chegar.

3.  Inteligência socioemocional

Com a correria e o estresse do dia a dia, muitos colaboradores acabam deixando que tais sentimentos os façam perder o controle e, por vezes, prejudiquem o seu desempenho no trabalho.

Desta forma, os que conseguem manter o controle de suas emoções acabam chegando mais longe.

Outro fator está diretamente ligado à forma como os funcionários se relacionam com os seus chefes, líderes, clientes e pares. Quando mantêm a calma, a maturidade e o emocional, produzem resultados satisfatórios.

4.  Visão global ou conhecimento do mundo

Um colaborador que possui um vasto conhecimento sobre os acontecimentos do mundo e uma grande carga cultural, consequentemente sabe se comunicar melhor, consegue elevar uma conversação, além de motivar e encantar os clientes certos.

Sendo assim, um profissional que contenha um bom leque de informações pode ser a peça-chave para a negociação de contratos importantes.

5.  Criatividade

Pessoas criativas tendem a ter maior facilidade para soluções de problemas — e até mesmo soluções variadas para um único problema.

Assim como maior capacidade para desenvolver e aperfeiçoar produtos e novos métodos de trabalho.

Sem contar que os criativos costumam ser mais animados e profissionalmente positivos, o que eleva o ambiente corporativo e motiva outros colaboradores.

6.  Vontade de aprender

Nem todos os funcionários chegam na empresa sabendo exatamente como desempenhar a função para a qual foram contratados. Por isso mesmo, falamos que as habilidades técnicas podem ser treinadas, certo?

Entretanto, não dá para treinar a vontade de aprender e essa é uma aptidão que destaca qualquer um no mercado.

E, se os funcionários mais antigos possuírem a inteligência socioemocional, também se abrirão a novos processos e ideias. Afinal de contas, é preciso aprender sempre! E isso não serve só para os novos.

7.  Alfabetização digital

É indispensável que novos e antigos colaboradores possuam conhecimento na área da informática, que saibam lidar com redes sociais e com programas simples do computador, como editores de textos e planilhas.

Vivemos na era da tecnologia e cada vez mais as lojas e empresas passam a se comunicar e a trabalhar de maneira remota, quando muitas empresas passam a funcionar totalmente online, através do trabalho home office.

Além de tudo isso, algumas trabalham com maquinários e softwares que precisam ser manuseados pelos colaboradores, o que pode dificultar a integração dos novos funcionários, caso eles não saibam ou não possuam o básico das noções tecnológicas.

Aprimore as competências

É interessante ressaltar que muitas das competências que citamos podem ser melhoradas e desenvolvidas através de treinamentos e capacitação para funcionários.

Eles podem auxiliar seus colaboradores a despertarem e aperfeiçoarem suas habilidades profissionais e pessoais. É uma boa maneira de descobrir o que há de melhor na sua equipe.

Se precisar de ajuda na contratação de algum treinamento, conte com a Gestaum Lab. Nós temos profissionais capacitados para indicar para a sua empresa ou carreira, para ajudar a superar o desafio que você esteja enfrentando nessa área.

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