As competências profissionais são as habilidades, aptidões e capacidades dos colaboradores para resolver problemas, criar produtos e soluções para aumentar a lucratividade.
Colaboradores que apresentam determinadas competências, as que conheceremos neste artigo, ganham mais destaque no mercado, pois são consideradas fundamentais para os desafios diários das empresas que querem destaque.
O que é competência profissional?
O conceito de competência engloba conhecimentos adquiridos durante a vida acadêmica e profissional do colaborador, além de toda a aprendizagem conquistada ao longo do tempo, como cursos livres e experiências.
Competências são as qualidades que tornam o colaborador apto a desenvolver o trabalho e administrar com eficiência as situações vividas dentro do âmbito profissional.
Por fim, podemos afirmar que competências são qualidades, habilidades e ações que os colaboradores, gestores e líderes devem possuir para auxiliar a empresa a ganhar espaço no mundo dos negócios.
Qualidades e competências profissionais
As competências são habilidades importantes para o desenvolvimento do desempenho do profissional e, e em sua maioria, podem ser trabalhadas e aprimoradas.
E elas vão além das aptidões consideradas “obrigatórias” e mais técnicas, o que se chama de hard skills, ou seja, um administrador comumente necessitar ser formado em administração para conseguir um emprego na área.
Soma-se a essas habilidades as atualmente conhecidas soft skills, ou seja, o conjunto de aptidões sociais, humanas e de personalidade, por exemplo.
Veja alguns exemplos:
- saber ouvir;
- comprometimento;
- saber trabalhar em equipe;
- flexibilidade;
- bom-humor; e
- saber se relacionar.
Ou seja, essas são as habilidades mais procuradas pelo mercado de trabalho, uma vez que outras podem ser treinadas.
7 competências profissionais mais procuradas pelo mercado de trabalho
1. Comunicação eficiente
O funcionário que se comunica clara e objetivamente faz com que o seu trabalho consiga passar a mensagem certa e eficaz, o que, consequentemente, traz bons resultados para a empresa.
Por isso a importância em contratar pessoas que saibam transmitir com eficiência suas ideias, sejam elas sugestões, críticas ou mesmo novas ideias e projetos.
O bom diálogo resulta em outros aspectos: não somente quanto ao financeiro e à produtividade, mas reflete diretamente no ambiente de trabalho em geral.
2. Persuasão
A persuasão complementa a habilidade da comunicação eficiente, pois, ao se comunicar diretamente com o cliente, o colaborador deve conseguir convencê-lo a adquirir o produto.
Líderes também precisam convencer equipes e essas os seus fornecedores. Tal aptidão auxilia o profissional a alcançar tanto metas e objetivos profissionais, como gera resultados visíveis e mensuráveis, pois sabe onde a empresa quer chegar.
3. Inteligência socioemocional
Com a correria e o estresse do dia a dia, muitos colaboradores acabam deixando que tais sentimentos os façam perder o controle e, por vezes, prejudiquem o seu desempenho no trabalho.
Desta forma, os que conseguem manter o controle de suas emoções acabam chegando mais longe.
Outro fator está diretamente ligado à forma como os funcionários se relacionam com os seus chefes, líderes, clientes e pares. Quando mantêm a calma, a maturidade e o emocional, produzem resultados satisfatórios.
4. Visão global ou conhecimento do mundo
Um colaborador que possui um vasto conhecimento sobre os acontecimentos do mundo e uma grande carga cultural, consequentemente sabe se comunicar melhor, consegue elevar uma conversação, além de motivar e encantar os clientes certos.
Sendo assim, um profissional que contenha um bom leque de informações pode ser a peça-chave para a negociação de contratos importantes.
5. Criatividade
Pessoas criativas tendem a ter maior facilidade para soluções de problemas — e até mesmo soluções variadas para um único problema.
Assim como maior capacidade para desenvolver e aperfeiçoar produtos e novos métodos de trabalho.
Sem contar que os criativos costumam ser mais animados e profissionalmente positivos, o que eleva o ambiente corporativo e motiva outros colaboradores.
6. Vontade de aprender
Nem todos os funcionários chegam na empresa sabendo exatamente como desempenhar a função para a qual foram contratados. Por isso mesmo, falamos que as habilidades técnicas podem ser treinadas, certo?
Entretanto, não dá para treinar a vontade de aprender e essa é uma aptidão que destaca qualquer um no mercado.
E, se os funcionários mais antigos possuírem a inteligência socioemocional, também se abrirão a novos processos e ideias. Afinal de contas, é preciso aprender sempre! E isso não serve só para os novos.
7. Alfabetização digital
É indispensável que novos e antigos colaboradores possuam conhecimento na área da informática, que saibam lidar com redes sociais e com programas simples do computador, como editores de textos e planilhas.
Vivemos na era da tecnologia e cada vez mais as lojas e empresas passam a se comunicar e a trabalhar de maneira remota, quando muitas empresas passam a funcionar totalmente online, através do trabalho home office.
Além de tudo isso, algumas trabalham com maquinários e softwares que precisam ser manuseados pelos colaboradores, o que pode dificultar a integração dos novos funcionários, caso eles não saibam ou não possuam o básico das noções tecnológicas.
Aprimore as competências
É interessante ressaltar que muitas das competências que citamos podem ser melhoradas e desenvolvidas através de treinamentos e capacitação para funcionários.
Eles podem auxiliar seus colaboradores a despertarem e aperfeiçoarem suas habilidades profissionais e pessoais. É uma boa maneira de descobrir o que há de melhor na sua equipe.
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